Ambiente

Invenção transforma água do mar em água potável através da energia solar

Uma parceria entre o MIT e a empresa indiana Jain Irrigation Systems criou um método para transformar água salgada em potável. O sistema usa a electrodiálise e tem uma explicação simples: o sal é dissolvido na água e transforma-se em partículas com cargas eléctricas positivas e negativas. Para remover essas partículas, o sistema usa membranas eléctricas que atraem as cargas como se fossem imãs.
.

“Funciona como um circuito eléctrico. Os íons são puxados para fora da água em direcção aos electródos”, explicou ao Boston Globe Natasha Wright, doutoranda no MIT e uma das criadoras do sistema. De acordo com Wright, apenas 5% da água é perdida nesse processo.

A dessalinização é feita através de baterias similares às de carros e camiões. Elas são carregadas durante o dia utilizando painéis que captam energia solar.

Uma unidade do sistema é capaz de abastecer água para irrigar uma pequena quinta ou então para atender às necessidades de uma população de cinco mil pessoas.

Apesar do foco em países em desenvolvimento, a invenção pode ser importante também para grandes áreas metropolitanas.

A invenção venceu um desafio da USAID, um órgão do governo americano que lida com populações que passam necessidades. O objectivo do desafio era criar um sistema simples e barato para fornecer água limpa para comunidades rurais em países em desenvolvimento.

fonte