Brasil

BRASIL

Prevenção de acidentes no Porto de Vitória

Atento a questões de segurança na área portuária, o Porto de Vitória realizou o Primeiro Simulado de Inverno 2018 do Plano de Emergência Individual (PEI). Os participantes (funcionários do porto) receberam treinamento de prevenção de acidentes – aulas teóricas e práticas.

Na quarta-feira, no contêiner de material da OCEANPACT, Armazém 2, aconteceu o treinamento teórico e prático com informações sobre o exercício e demonstração dos equipamentos que são utilizados nas ações de combate a derramamento de óleo no mar.
Já na quinta-feira, aconteceu o exercício de ação de combate a derramamento de óleo no mar. O cenário compreendia o vazamento de combustível durante o abastecimento de uma embarcação. Durante o simulado foram usados os procedimentos previstos no PEI. O gerente de operações da OceanPact, Jorge Elias, disse que exercícios periódicos são essenciais para manter a equipe treinada e pronta para casos de emergência: "Há toda a parte de comunicação, a sinergia entre todos os setores do terminal para agir de modo rápido e efetivo".

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Larissa Fernandes, o exercício faz parte do calendário fixo de treinamento e simulados. "Nós seguimos o fluxo de condutas que devemos tomar, monitorando os tempos de acionamento e resposta para depois promover uma análise e ver quais são os pontos de melhoria do PEI e, em caso de derramamento real de óleo, que tenha o mínimo de impacto possível ao meio ambiente", sublinhou. Os simulados são realizados duas vezes por ano: um de verão e outro de inverno.

A organização foi da Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (COMAST) da CODESA em atendimento à Licença Ambiental de Regularização (LAR 006/2014). O evento teve a coordenação do técnico Marcio Suzuki.