EDUCARE

SANTO ANTÃO, CABO VERDE

Secretário de Estado da Economia Marítima diz que Governo vai apostar na formação de agentes do sector das pescas

O Secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, disse, em Santo Antão, que “o Governo vai apostar na formação de agentes do sector das pescas” como forma de colmatar uma necessidade sentida pelos operadores do sector.

Paulo Veiga, que falava à Inforpress no final de um encontro com operadores de pesca da localidade de Janela, no concelho do Paul, explicou que para se ter um navio de 14 metros é exigida uma tripulação que integre um mestre, um maquinista e pescadores com certificados de marinheiro.

“Estamos a desenvolver um programa de formação porque constatamos que há falta desses profissionais”, disse Paulo Veiga justificando a aposta com o objetivo de “fazer com que a pesca artesanal evolua para uma pesca industrial” e, para o efeito, “é necessário gente com formação nessas áreas”.

O secretário de Estado da Economia Marítima está em Santo Antão para uma visita de contactos como forma de “conhecer as localidades e as dificuldades” além de “ajudar a preparar o Orçamento de Estado para 2019 tendo presente as prioridades para o setor das pescas e poder corresponder às expectativas das comunidades piscatórias”.

As dificuldades enfrentadas pelos operadores de pesca em Santo Antão, no que toca às precárias condições em que se encontram as infraestruturas de acesso ao mar, são evidentes, mas o responsável governamental pela Economia Marítima assegura que “estudos estão a ser feitos com vista à construção de uma rede de cais de pescas a nível nacional e Santo Antão será beneficiado”.

A visita de Paulo Veiga prossegue esta terça-feira com deslocações à Sinagoga, Ponta do Sol e Cruzinha, mas começa o dia de trabalho com uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado.

fonte