Ambiente

Maersk apoia remoção de plástico da grande ilha de lixo do Pacífico

A Maersk, através da sua fornecedora de serviços offshore Maersk Supply Service, vai apoiar a instalação do primeiro sistema de limpeza marítimo offshore da fundação holandesa Ocean Cleanup na Grande Mancha de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch, ou GPGP), a 1.200 milhas náuticas da costa de São Francisco (Estados Unidos).

O apoio será prestado pelo Maersk Lancher, alugado à DeepGreen, que o vai disponibilizar à Maersk para o efeito e com a qual repartirá os custos da utilização do navio e da operação, estimados em 1,7 milhões de euros (2 milhões de dólares).

Além do uso do navio de algum equipamento, o contributo envolve o transporte de material necessário à instalação do sistema do Reino Unido e da Dinamarca até São Francisco e ainda o fornecimento de contentores nos quais será depositado o plástico recolhido pelo sistema (o Cleanup System 001).

Segundo a Maersk Supply Service, o sistema será transportado a partir de 8 de Setembro e entregue para um ensaio de duas semanas antes de ser rebocado até à GPGP, numa operação prevista para durar 60 dias e que será a maior iniciativa de recolha do plástico do oceano realizada até hoje.

A GPGP, entre a Califórnia e o Havai, tem uma área estimada de 1,6 milhões de quilómetros quadrados e composta por cerca de 80 mil toneladas de resíduos, essencialmente plásticos. A Ocean Cleanup pretende remover metade desses resíduos em cada cinco anos.

fonte