Cabo Verde
China oferece equipamentos para alfândegas de Cabo Verde
As alfândegas de Cabo Verde receberam novos equipamentos de fiscalização, oferecidos pelo Governo chinês e avaliados em 10 milhões de dólares. que foram instalados nos aeroportos da Praia e Sal e no porto da ilha da Boavista.
O ato oficial de entrega destes equipamentos contou com a presença do embaixador da China, Du Xiaocong, e do ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, que agradeceu o apoio chinês em várias áreas.
O equipamento inclui um scanner móvel de inspecção de contentor/veículo, dois scanners e um sistema automático de desembaraço.
O scanner móvel foi instalado no porto da ilha da Boavista e fará a inspeção das mercadorias acondicionadas nos contentores. Os outros dois scanners, instalados nos aeroportos da Praia e do Sal, farão a inspeção das bagagens.
“O financiamento do projecto de modernização das alfândegas de Cabo Verde é o espelho da grande amizade entre os dois países”, lê-se na informação que acompanhou a cerimónia de segunda-feira, com direito a corte de fita vermelha pelo embaixador da China em Cabo Verde e pelo ministro das Finanças cabo-verdiano.
No final da cerimónia, o embaixador Du Xiaocong reiterou o empenho do seu país em reforçar a cooperação com Cabo Verde, recordando que não é a primeira vez que as alfândegas cabo-verdianas contam com o financiamento chinês.
Por seu lado, o ministro cabo-verdiano agradeceu o apoio, não só ao nível dos equipamentos, como também da formação, e garantiu que os melhoramentos permitem uma maior segurança para os utentes dos aeroportos em Cabo Verde.
fonte
|