Pescas
ANGOLA
Cuanza-Sul captura mais de quatro mil toneladas de pescado
A Direcção Provincial das Pescas e do Mar na província do Cuanza-Sul capturou, de Janeiro até ao mês findo, quatro mil e 732 toneladas de pescado, mais mil em relação ao período homólogo de 2017.
A Direcção Provincial das Pescas e do Mar na província do Cuanza-Sul registou a captura, de Janeiro até ao mês findo, de quatro mil e 732 toneladas de pescado, mais mil em relação ao período homólogo do ano passado. O pescado capturado é proveniente da pesca artesanal, semi-industrial e industrial, indica uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso.
O documento nota que no mesmo período foram licenciadas 67 embarcações de pesca artesanal. Deste número, nove foram licenciadas pela primeira vez e 58 prorrogadas, tendo a direcção arrecadado dois milhões 152 mil e 590 Kwanzas. O director do Gabinete das Pescas e do Mar na província, Adão Pereira, instado sobre a actividade do sector que dirige, disse que no mesmo período foi construída uma nave com quatro secadores solares, para apoiar as mulheres que trabalham na actividade de pesca da comunidade das Salinas do Ngunza. “Os secadores tão-logo entrem em funcionamento vão permitir que mais de 180 mulheres processadoras de pescado salguem o peixe em condições higiénicas”, disse.
A Direcção Provincial das Pescas e do Mar distribuiu 51 canoas com redes para apoiar a pesca continental
na comuna da Gangula, no município do Sumbe.
fonte
|