GEO

França e Índia cooperam na vigilância marítima por satélite

A Índia e a França planeiam lançar satélites para vigilância marítima, conforme anunciou o chefe Jean-Yves Le Gall da agência espacial francesa CNES (Centre National d’Études Spatiales). Os satélites incidirão sobre o Oceano Índico, dado que é uma área onde atravessada por um grande número de rotas marítimas, pelo que é uma área estrategicamente importante para ambos os países, até porque inclui territórios franceses ultramarinos.

Os satélites deverão ser lançados dentro de cinco anos e monitorizarão a gestão do tráfego marítimo através de um trabalho em conjunto do ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial) e do CNES para desenhar e desenvolver técnicas de monitorização, em particular através do estudo da constelação dos satélites.

Note-se que este entendimento faz parte de um grande acordo assinado entre os dois países, em Março, no qual se idealiza numa visão conjunta para o Espaço e representa a maior colaboração no domínio espacial que a França alguma vez desenvolveu com algum Estado.

fonte