Brasil

Parceria entre a Marinha e Portos do Paraná deve ampliar segurança na navegação

A nova gestão dos Portos do Paraná vai trabalhar em parceria com a Marinha do Brasil para garantir mais segurança na navegação e no tráfego dos navios que operam no Estado. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) também atuará em conjunto com a Capitania dos Portos em estudos de dragagens e na adoção de um sistema de calado dinâmico, que pode melhorar o fluxo de cada manobra.

O tema foi discutido pelo diretor-presidente da Appa, Luiz Fernando Garcia da Silva, em reunião com o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello Almeida; o atual capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva; e o capitão de Mar e Guerra Rogério Machado, que assume a Capitania nesta quinta-feira (17).

“Queremos atuar em parceria com a Marinha desde o início dos estudos. O calado dinâmico já está sendo implantado no Porto de Santos e é uma alternativa que otimiza as dragagens e determina qual o calado máximo para cada manobra, de acordo com o tipo do navio, velocidade, movimento das ondas e vento”, explica Luiz Fernando.

continue a ler aqui