S. Tomé e Príncipe
Negociações com a China para a construção de um porto em São Tomé e Príncipe estão avançadas
As negociações com a China para a construção de um porto comercial “multifuncional” em São Tomé e Príncipe “estão numa fase bastante avançada”, disse o ministro são-tomense das Obras Públicas e Infraestruturas, Osvaldo d’Abreu.
“É um projecto que está a ser analisado com a cooperação chinesa e com algumas empresas chinesas”, disse o ministro, para acrescentar que as negociações envolvem igualmente alguns parceiros multilaterais, como sejam o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
Osvaldo d’Abreu disse ainda que o futuro porto “multifuncional”, uma vez que terá componentes pesqueira e comercial, é uma “infra-estrutura adaptada às realidades do arquipélago e ao seu posicionamento comercial nesta sub-região da África Central.”
A empresa China Road & Bridge Corporation (CRBC) e a Macau Legend Development Ltd tinham manifestado em Janeiro de 2017 e em Agosto de 2018, respectivamente, interesse em participar num projecto que visava a construção de um porto de águas profundas em Fernão Dias, distrito de Lobata, a norte de São Tomé, o local novamente indicado para albergar o projecto do porto comercial “multifuncional” anunciado pelo ministro.
Este anúncio surge pouco mais de uma semana do governo de São Tomé e Príncipe ter solicitado ao Fundo Monetário Internacional o envio, em breve, de uma nova missão para discutir um programa de assistência financeira ao abrigo da Facilidade Alargada de Crédito.
O Banco Mundial divulgou em Julho de 2018 um documento indicando que São Tomé e Príncipe precisava despender cerca de 35 milhões de dólares para modernizar o porto de São Tomé numa perspectiva de atracação de navios de carga e outros serviços regionais. (Macauhub)
|