FUTURO

Lançado drone que faz entregas a navios no mar

A Wilhelmsen Ships Service (WSS), agente de navegação norueguesa, lançou esta semana, em cooperação com a Airbus, um projecto pioneiro – Agency by Air – destinado a entregas às embarcações ancoradas, segundo comunicado oficial. Este tipo de transporte reduz os custos de energia em 90% e com isso a pegada ecológica.

O projecto, primeiramente introduzido num dos portos mais activos do mundo, como é o de Singapura, consiste em transportar uma variedade de itens – desde peças de reposição, a documentos ou mesmo kits de teste de água – com recurso a um drone shore-to-ship, ou seja, a um veículo aéreo não tripulado, para embarcações ancoradas no meio do mar.

O teste foi realizado a partir da marina South Pier, na última semana, com produtos consumíveis e o drone Airbus Skyways navegou autonomamente através de corredores aéreos pré-determinados para o efeito com 1,5 quilómetros para leste de Singapura, limitados, por enquanto, a esta distância, para garantir a segurança, prevendo-se, no entanto, que no futuro esta distância possa ser aumentada para 3 quilómetros.

Todo o processo da primeira entrega, que demorou 10 minutos, foi acompanhado por observadores a bordo do convés do navio da Swire Pacific Offshore (SPO), de forma a garantir a segurança da embarcação e da tripulação. Tendo igualmente contado com a colaboração da Autoridade Portuária de Singapura (MPA) e da Autoridade Civil de Aviação de Singapura.

“Estamos confiantes em que a iniciativa pioneira da Wilhelmsen crie novas oportunidades para futuras colaborações com a SPO, melhorando a eficiência do trabalho e gerando economia de custos para os participantes do sector offshore”, referiu Duncan Telfer, Director comercial da SPO.

Este projecto surgiu na sequência de um Memorando de Entendimento (MoU) assinado em Junho de 2018, no qual as empresas estabeleceram as operações marítimas e portuárias necessárias, obtendo aprovações relevantes das autoridades para desenvolver as entregas. Sendo que, de momento, a MPA Singapura está a facilitar os ensaios, que começaram no final de Novembro de 2018, através do uso provisório do Marina South Pier como o ponto de lançamento do drone, designando igualmente ancoradouros para as embarcações.

fonte