EDUCARE
LUANDA, ANGOLA
Cefopescas cria expectativas aos jovens do Belas
A entrada em funcionamento do Instituto Politécnico de Pescas (Cefopescas), está a criar muita expectativa no seio da juventude do município de Belas , em Luanda, face à sua importância para o desenvolvimento da actividade pesqueira na região.
Pelo menos 300 pescadores artesanais localizados nos distritos dos Ramiros, Morro dos Veados e da comuna da Barra do Kwanza, esperam beneficiar da formação nas diversas especialidades e melhorar o desempenho da actividade.
O Cefopescas, inaugurado na zona dos Ramiros, pelo Presidente da República, está vocacionado a formação de técnicos do sector a nível básico e médio.
A maior parte dos pescadores da região exercem a actividade, em embarcações de pesca artesanal e comercializam, o produto em locais com condições não recomendadas.
Para a administradora municipal, Mariana Francisco Cunha, constitui mais-valia para o relançamento do sector pesqueiro na região e por proporcionar condições nos níveis de captura e aos potenciais mercados de consumo interno.
Mateus Nunes, pescador há mais de 30 anos, referiu que toda formação é uma ferramenta para o desenvolvimento das distintas comunidades. "Não basta apenas fazer-se ao mar e pescar, é preciso que o profissional esteja toda do de conhecimentos e meios necessários ", salientou.
Pedro Matias, de 20 anos e estudante da 12 classe, que abraçou a profissão do seu pai, vai candidatar-se para frequentar o nível médio no instituto em qualquer especialidade.
O instituto está composto por modernas edificações, equipamentos e instalações que permitirão o desenvolvimento das formações necessárias, para obtenção das habilitações regulares de grau médio e mestre costeiro-pescador.
No centro serão também formados técnicos de máquinas e motores navais, técnico de máquinas e instalações navais, técnico de aquicultura, técnico de tecnologia de pescado, técnico de biologia marinha e técnico de Recursos Pesqueiros.
A nível básico, serão formados marinheiro-pescador, contramestre pescador, motorista-maquinista prático, assistente de electricidade naval, electromecânico de frio, auxiliar de processamento, manuseamento e conservação de pescado, auxiliar de carpintaria naval e auxiliar de soldadura, além de diversos cursos profissionalizantes de curta duração.
fonte
|