Notícias
Raia cor-de-rosa, possivelmente a única do planeta, fotografada na Austrália
Um fotógrafo captou imagens de uma manta cor-de-rosa, na Grande Barreira de Coral. Acredita-se que é um exemplar único no planeta
O fotógrafo australiano Kristian Laine não queria acreditar quando, durante uma expedição fotográfica às águas translúcidas da Ilha Lady Elliot, na Austrália, foi surpreendido por uma raia cor-de-rosa com mais de 3 metros de envergadura.
“Nunca tinha ouvido falar de uma raia cor-de-rosa, e quando a vi pela primeira vez pensei que a minha câmara tinha deixado de funcionar”, revelou o fotógrafo ao site de divulgação de ciência ScienceAlert. Só nessa noite, depois de ter identificado o animal num dos quadros do restaurante onde jantou, Kristian Laine percebeu que a raia que fotografara era o que se julga ser a única manta rosa do mundo.
Esta raia foi descoberta pela primeira vez em 2015 pelo mergulhador Ryan Jeffery, e até agora terá sido vista não mais de um dezena de vezes. Na altura, a raia foi apelidada de “Inspetor Clouseau”, em homenagem ao polícia francês da série “Pantera Cor-de-Rosa”.
Um grupo de cientistas do Projeto Manta procuram agora perceber o que pode estar na causa da cor invulgar do peixe. Os investigadores acreditam que a explicação mais plausível é uma simples alteração na melanina, mais do que a sua alimentação, como foi inicialmente apontado. No entanto, ainda não existem conclusões definitivas: “A nossa teoria de trabalho é que é apenas uma expressão diferente e muito única da melanina, mas isso ainda está por confirmar”, explicou ao Huffpost a ecologista Asia Haines, do Projeto Manta
Kristian Laine disse ter ficado emocionado com a oportunidade de testemunhar um animal tão raro, embora só tenha tido consciência disso bastante tempo depois: “Quando percebi o que tinha testemunhado, fiquei emocionado – não conseguia acreditar no quão raro tinha sido aquele momento”.
Entretanto, o fotógrafo australiano partilhou as fotografias no Instagram.
fonte
|