Angola
ANGOLA
CFB aumenta número de comboios entre Lobito e Luau
O Caminho de Ferro de Benguela aumentou a frequência de comboios dos actuais dois para cinco entre a cidade do Lobito e o Luau, na província do Moxico.
Segundo o director-geral do Instituto Nacional dos Caminhos-de-Ferro de Angola, Ottoniel Manuel, a medida visa acabar com as enchentes e melhorar as condições dos passageiros.
O responsável, que falava por ocasião da visita de trabalho do secretario de Estado dos Transportes, Guido Valdemar Cristóvão, disse estar em estudo um projecto de instalação dos serviços de transporte ferroviário urbano na província do Huambo.
A pretensão enquadra-se nos desafios do Governo, assentes na modernização e simplificação dos serviços dos Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), visando a melhoria das condições de circulação de pessoas e bens.
Sem avançar datas, Ottoniel Manuel referiu que para a província do Huambo se prevê dois meios ferroviários, denominados por Auto-motores, unidades múltiplas diesel, composto por quatro veículos cada, sendo dois motorizados e o igual número de rebocados.
Destes meios, continuou, com uma capacidade para transportar 700 passageiros cada, deverão partir da estação principal do CFB cidade da cidade do Huambo até à comuna da Calenga, no município da Caála (vice-versa).
Entretanto, disse que o centro de formação profissional do CFB, na cidade do Huambo, embora esteja apetrechado com equipamentos de ponta, com capacidade para albergar 600 alunos, em cinco salas de aula, regista ainda um funcionamento bastante tímido.
De acordo com o responsável, os primeiros candidatos aos cursos ministrados no centro, inaugurado em Julho de 2017, começam a ser admitidos ao longo do primeiro semestre deste ano.
Erguida numa área de cinco mil e 10 metros quadros, a infra-estrutura conta um edifício com 28 dormitórios, para albergar 120 alunos em regime de internato e oito dormitórios para professores.
|