Associativismo

UCCLA presente no VI Encontro América Latina-CPLP

O IPDAL - Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas e a CPLP organizaram, dia 30 de setembro, a sexta reunião de trabalho entre os embaixadores dos países latino-americanos e dos Estados lusófonos, para discutir de que maneira a relação entre os dois blocos poderá ser fortalecida no cenário internacional pós-covid. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente e fez uma intervenção.

A abertura do encontro contou com as intervenções do presidente do IPDAL, Paulo Neves, e do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles.

O encontro contou com a presença de Embaixadores de vários países da América Latina e de países de expressão oficial portuguesa, tendo como foco as situações que decorrem em cada um dos países em relação à pandemia da COVID.

O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, fez uma intervenção sobre a situação de incerteza do momento em que se encontram os países, as suas consequências económicas e financeiras, destacando que, pela primeira vez, o PIB Mundial tem um crescimento negativo.

Perante os desafios mundiais, Vitor Ramalho transmitiu que devemos encarar com esperança, com base na clarificação dos objetivos políticos para com os povos, dando como exemplo o devastador terramoto de 1755, ocorrido em Lisboa, e a célebre frase proferida por Marquês do Pombal “sepultar os mortos e cuidar dos vivos”, para destacar que devemos executar estratégias políticas com “solidariedade, desenvolvimento e recriação de expectativas”.

Estiveram, também, presentes representantes dos países com assento na CPLP. Intervieram os Embaixadores de Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, e representantes dos Embaixadores de Moçambique e Timor-Leste.

fonte