Angola

Câmara de Comércio de Angola reforça cooperação com China-África

Um memorando que visa reforçar a cooperação económica, transferência de tecnologia e promoção de investimento foi assinado em Luanda, entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e o Parque de Demonstração de Inovação da Cooperação Económica e Comercial China-África.

Ao abrigo do memorando, as duas partes têm a obrigação dar prioridade à cooperação no sector agrícola, convidar a parte angolana a propor uma lista de produtos especiais a serem promovidos no mercado chinês, bem como uma lista da procura de produtos chineses em Angola.

Consta ainda do acordo, a promoção da presença de empresas angolanas na Zona Piloto de Cooperação Económica e Comercial Profunda China-África, reforçar a cooperação no domínio da educação e formação de forma orientada, assim como utilizar o turismo como ponto de entrada para desenvolver conjuntamente produtos relevantes.

O acto decorreu por videoconferência, tendo sido signatário o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Vicente Soares, e o secretário-geral da Câmara Comercial de Hunan em Angola, Chen ZhenYu, testemunhado pelo director adjunto do Departamento Provincial de Comércio da cidade chinesa de Hunan, Li Xinqiu.

Ao intervir no acto, Vicente Soares disse que o memorando atende vários domínios económicos, com realce para o comércio e indústria, sendo o Parque de Demonstração de Inovação da Cooperação Económica e Comercial China-África, uma zona franca piloto de extrema importância para exposição de vários produtos em território chinês.

Esta parceria visa também a transferência de tecnologia, troca de experiência, formação e a promoção do comércio, com a intenção de fomentar a exportação de produtos de Angola para China”, sublinhou.

O responsável fez saber ainda que esse acordo vai permitir atrair novos investidores chineses e trazer produtos competitivos a Angola, bem como levar ao gigante asiático produtos angolanos como a mandioca e banana, de grande interesse de empresários deste país asiático.

“O mercado chinês se abre para Angola e as nossas empresas devem aproveitar esse momento para explorar e identificar produtos, com atracção de consumo na China”, referiu.

Já o director adjunto do Departamento Provincial de Comércio de Hunan, Li Xinqiu, espera partilhar oportunidades de negócio com a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e o Parque de Inovação e Demonstração de Cooperação Económica e Comercial China-África para alcançar um desenvolvimento vantajoso para ambas as partes.

“ O Parque de Demonstração da Inovação da Cooperação Económica e Comercial China-África é uma plataforma nacional em Hunan que se concentra na construção de um centro africano para a distribuição e processamento de produtos e de fluxo de pessoas para a cooperação com África”, asseverou.

Angola é um importante parceiro comercial da China em África e o segundo país africano em Hunan a ter voos directos.

fonte