Associativismo

Câmara do Dubai e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa exploram cooperação empresarial

A Câmara do Dubai assinou recentemente um Memorando de Entendimento com a Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), que verá as duas organizações partilharem conhecimentos e colaborarem em áreas chave de interesse mútuo para apoiar os interesses dos seus respectivos membros.

O Memorando de Entendimento foi assinado por Hamad Buamim, Presidente e CEO da Câmara do Dubai, e Salimo Abdula, Presidente da CE-CPLP, à margem do Fórum Global de Negócios África 2021, que teve lugar recentemente na Expo 2020 Dubai.

Nos termos do acordo, a Câmara do Dubai e a CPLP irão alinhar os seus esforços para apoiar a recuperação económica pós-pandémica, abrir novos mercados, organizar conjuntamente eventos e fóruns de negócios e investimento, e promover oportunidades de investimento para ambas as partes.

A Câmara do Dubai trabalhará em estreita colaboração com a CPLP para promover o Dubai como um centro internacional de comércio e investimento para os membros da comunidade CPLP que estejam interessados em estabelecer operações no emirado ou que desejem explorar o potencial de expansão para a região do Médio Oriente e Norte de África utilizando o Dubai como porta de entrada.

Confederação Empresarial (CE-CPLP), a confederação empresarial representa a CPLP - uma organização internacional que abrange quatro continentes onde o português é uma língua oficial. Operando como um fórum de cooperação, a CPLP engloba nove estados e representa um mercado de 260 milhões de pessoas, sendo a CPLP, com 100 membros, reconhecida como pilar económico e empresarial da CPLP.

"A assinatura deste memorando de entendimento proporcionará enormes oportunidades às empresas sediadas no Dubai em mercados em todo o mundo onde o português é falado. O principal objectivo da CPLP é aumentar o comércio entre os seus países membros e facilitar e reforçar as relações entre associações empresariais e entidades com regiões afiliadas, abrindo novas portas para os investidores e partes interessadas empresariais no emirado", disse Buamim.

Buamim acrescentou que foram identificadas várias áreas de sinergia e potenciais oportunidades de colaboração no âmbito do acordo que podem apoiar o crescimento dos nossos membros nas regiões de África, ASEAN e América Latina que são servidas pelos escritórios internacionais da Câmara do Dubai.

Abdula, por sua vez, disse: "Somos seis países em África, e queremos reforçar a cooperação com a Câmara do Dubai para trazer soluções, por exemplo sobre como podemos desenvolver os recursos que temos em África e acrescentar valor a esses recursos e também para trazer soluções de infra-estruturas e permitir o pleno potencial desses países para o comércio global. Este é o nosso objectivo, e é uma grande oportunidade de podermos assinar este memorando de cooperação com a Câmara do Dubai".

Fundada em Lisboa, Portugal, a 4 de Junho de 2004, a CPLP tem como objectivo o desenvolvimento e cooperação de empresas dentro da comunidade dos países de língua portuguesa. A missão da CPLP é criar uma rota de investimento dentro dos países membros da CPLP, encorajando a colaboração e parcerias.

Os países que formam a comunidade da CPLP são Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Guiné Bissau e Guiné Equatorial.

fonte