Notícias
ANGOLA
Obras da unidade pesqueira do Soyo terminam em Fevereiro
As obras da unidade industrial pesqueira do Soyo, província do Zaire, em construção desde Novembro de 2019, terminam em Fevereiro de 2022.
Com capacidade de processar 60 mil toneladas de pescado por ano, a unidade industrial está a ser erguida numa área de oito hectares.
A informação foi dada à imprensa pelo administrador da empresa Seatag-Pesca Projecto (executora do projecto), Alcatir Costa, durante uma visita efectuada à obra pelo governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.
De acordo com a fonte, as obras da infra-estrutura pesqueira, de iniciativa privada, já estão na ordem de 80 por cento do grau de execução física.
“Logo que terminarem os trabalhos de construção civil, começaremos com a montagem e ensaio dos equipamentos, com arranque das operações prevista para o primeiro semestre de 2022”, disse.
Informou que o empreendimento está dimensionado, numa primeira fase, para 20 embarcações, sendo 12 de arrasto e oito de cerco.
O governador do Zaire, por sua vez, manifestou-se regozijado pelo grau de execução física do projecto, que poderá gerar milhares de postos de trabalho para a juventude local.
Avaliada em 90 milhões de dólares, a unidade industrial pesqueira do Soyo contará com uma cais para a carga e descarga do pescado, oficinas para a reparação e manutenção de embarcações, postos de abastecimento de combustível, entre outras valências.
fonte
|