História
As baleias já andaram (sim, andaram) ao longo da costa da América do Norte
A descoberta de fósseis cada vez maiores está a ajudar os investigadores a compreender como é que as primeiras baleias chegaram ao continente americano.
Em 1973, o paleontólogo Peter Harmatuk encontrou um dente desconhecido na rocha de uma pedreira perto do Castelo Hayne, na Carolina do Norte.
Segundo a Smithsonian, na altura, a identidade do dente não era clara e apenas foi possível averiguar que pertencia a um mamífero.
Em janeiro de 2021, Mark Uhen, paleontólogo da Universidade George Mason, e o seu colega Mauricio Peredo publicaram um estudo sobre este assunto.
O dente parecia ter pertencido a um grupo de baleias gigantes chamadas remingtonocetids. Eram semelhantes a uma lontra de grandes dimensões com um focinho bastante longo.
Estas criaturas eram capazes de atravessar as ondas, bem como caminhar ao longo de praias arenosas.
As baleias são conhecidas como criaturas do mar, mas, de alguma forma, as baleias-foca conseguiram chegar à costa da antiga América do Norte, vindas do sul da Ásia.
“Pensa-se que os remingonocetidis são animais costeiros”, afirma Uhen, mais como as focas e leões marinhos modernos.
Em vez de nadarem pelo antigo Atlântico, podem ter gradualmente expandido o seu alcance desde o seu local de origem, perto do antigo Paquistão e Índia, até à Eurásia, acabando por atravessar uma distância muito mais curta até ao norte da América do Norte, possivelmente no que é agora o Canadá, deslocando-se depois para sul.
Saber quais os percursos realizados por estas baleias é ainda complicado. Os vestígios geológicos sobre a rota costeira que a baleia terrestre seguiu podem ter-se perdido devido à degradação provocada pelo tempo.
mais detalhes
|