Brasil

BRASIL | PROGRAMA PORTO DO FUTURO

Maranhão investe em pesquisa e estratégia de inovação para o Itaqui

Em solenidade no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino anunciou o Porto do Futuro, Programa de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Um dos objectivos é a preparação de profissionais para o mercado de trabalho (2022 a 2024), a partir de parceria entre a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O Porto do Futuro é um programa de pesquisa voltado para projetos que contemplem a área portuária a partir dos eixos de operações, meio ambiente, relação porto cidade, desenvolvimento socioeconômico sustentável, desenvolvimento tecnológico e gestão pública. Serão concedidas bolsas de pesquisa a estudantes e programas de pós-graduação maranhenses, auxílios a projetos de pesquisa, programa de intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos de jornalismo científico.

As pesquisas devem ter como tema um dos seis eixos temáticos do escopo do programa, todos alinhados ao setor portuário: operações, meio ambiente, relação porto cidade, desenvolvimento socioeconômico sustentável, desenvolvimento tecnológico e gestão pública.

mais detalhes