Moçambique

Moçambique é estratégico para os Transportes e Logística da SADC

Moçambique pela sua situação geográfica é um país estratégico no que diz respeito à logística e transporte na região Subsaariana. E foi neste âmbito que o evento Transport Evolution juntou nos dias 11 e 12 de Maio, no auditório do Porto de Maputo, os principais players do mercado nacional e regional para discutir a situação actual da indústria de transportes na região da SADC.

Com a presença de mais de 150 participantes, cerca de 35 especialistas palestrantes partilharam a sua experêencia e conhecimento sobre o sector com temas em torno dos desafios e oportunidades que o sector se depara.

Durante os dois dias um conjunto de palestras abordaram temas tais como corredores de transportes, projectos estratégicos nacionais e regionais, a importância regional dos projectos, digitalização, segurança e tendências e inovação.
MPDC investe nos acessos para receber embarcações de maior porte

Osório Lucas – CEO do MPDC (Maputo Port Development Company) na sua mensagem aos participantes referiu que a melhoria e investimentos feitos nos acessos ao porto trouxeram a capacidade de receber embarcações de maior porte, mais eficiência, o que abre oportunidades e competitividade à toda região.
CFM irá transportar 3.7 milhões de toneladas por ano

Durante as apresentações o Chairman do CFM, Miguel Matabel, apresesentou as perspectivas de crescimento das suas operações, e os investimentos feitos nas diversas linhas que os CFM administram. “Com os investimentos recentes iremos numa primeira fase iniciar o transporte de 3.7 Milhões de Toneladas por ano, atingindo 5 Milhões de Ton. numa segunda-fase dos investimentos”, referiu.

Este aumento considerável de movimentos resulta dos investimentos previstos pela empresa, nos três (3) corredores, norte, centro e sul, particularmente nos com a duplicação da linha de Ressano Garcia, a Expansão do Porto de Nacala e a reabilitação da linha de Machipanda.
Unitrans e Liebherr exibiram os seus serviços

Paralelamente às sessões decorreu também uma área de exibição onde empresas como Unitrans, companhia líder de soluções de distribuição em África ou Liebherr empresa alemã líder na produção de gruas para o sector portuário puderam mostrar as suas ofertas e a presença no mercado logístico e portuário.

O evento Transport Evolution foi uma oportunidade única de juntar representantes dos transportes, portos e infraestruturas regionais, apresentar as actualização do mercado dos desenvolvimentos do sector, fazer networking e muito certamente fechar negócios que irão fazer crescer, não só a economia nacional mas de toda a região da SADC.
CFM e MPDC apresentam perspectivas de desenvolvimento

Em dois dias de evento os principais players nacionais da área de transporte tais como CFM e MPDC (Porto de Maputo) apresentaram as suas perspectivas de desenvolvimento sobre o sector.

O Porto de Maputo juntou, num evento organizado pela dmg events os principais players do mercado nacional e regional para os sector de transportes e logística nas suas vertentes de Portos, Ferrovia e Estrada constituem a espinha dorsal através da qual circulam as mercadorias e a economia dos países.

Através dos seus portos, ferrovias e estradas são transportados grande parte das mercadorias que se destinam a países como Zimbabwe e Zambia.

fonte