EDUCARE

BRASIL

Companhia Docas do Ceará recebe prémio de referência em estágio

A Companhia Docas do Ceará (CDC) recebeu o prémio CIEE Melhores Programas de Estágio, além de um selo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O resultado foi divulgado em cerimónia online, onde a CDC ficou em 3.º lugar na categoria Órgãos Públicos – Federais e do Judiciário (de 10 a 50 estagiários). A gratificação foi concedida com base nos levantamentos anuais da companhia. Foram analisados o perfil dos estagiários, os gastos com a bolsa-auxílio e o impacto da pandemia causada pela Covid-19.

O prêmio é iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP) e o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), abrangendo organizações e instituições parceiras do CIEE de todo o Brasil. Para participar da premiação, é preciso estar inserido em duas das categorias: organizações públicas, privadas, de economia mista e entidades do terceiro setor.

A CDC concede oportunidades de crescimento profissional aos estudantes de ensino médio e superior, investindo na formação e no treinamento de jovens, colaborando para a sua efetiva inserção no mercado de trabalho. Ao todo, são 50 estagiários nos turnos da manhã e tarde, das mais diversas áreas, como Direito, Administração, Engenharia, Jornalismo, Ciências Ambientais, Oceanografia, entre outros.

De acordo com a diretora-presidente Mayhara Chaves, o setor portuário congrega diversas atividades, característica desconhecida por muitos, sendo o estágio uma forma de explicitar essa abrangência. “Enquanto poder público, possuímos um dever não só econômico, mas também social. Temos orgulho de oportunizar novas experiências aos estudantes e o prêmio de hoje reforça que estamos cumprindo bem esse papel”, enfatiza.

Lúcia Alencar, 22, é estagiária do curso de Oceanografia. Ela afirma que encontrar estágio na sua área, no Ceará, não é muito fácil. “A maior parte dos estágios vem das ONGs e não há muitas aqui, além de ser um curso mais voltado para a academia, com poucas oportunidades no mercado de trabalho". Sobre estar na CDC, Lúcia considera que a experiência tem agregado muito em sua vivência na área, realizando coletas e analisando dados e estudos de forma prática.