Portugal

Marrocos e Portugal em parceria na protecção dos oceanos

Na véspera da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que se realizará em Lisboa de 27 de junho a 1 de julho, a Fundação Mohammed VI para a Proteção do Ambiente, organizou, em parceria com a Embaixada de Portugal em Marrocos e AICEP, uma «Blue talk» intitulada «Conférence des Nations Unies 2022 sur les Océans : quels rôles pour la science et l’innovation au Maroc et en Afrique ?».

O evento contou com a presença de Mohamed Sadiki, Ministro da Agricultura, da Pesca Marítima, do Desenvolvimento Rural e das Águas e Florestas, e de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar de Portugal (na foto), bem como numerosos intervenientes e peritos de alto nível representantes de instituições nacionais e internacionais.

Os dois painéis do evento constituíram a ocasião ideal para os intervenientes salientarem o papel da ciência e da inovação na exploração sustentável dos oceanos e aprofundarem os temas a abordar no âmbito da conferência em Lisboa. Foi ainda momento para construir e desmultiplicar parcerias já existentes estimulando a criação de novas colaborações inovadoras e orientadas para o impacto positivo, concreto e sustentável.

Na sua intervenção, José Maria Costa, declarou que a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos é o fator potenciador ideal para que se passe da discussão à ação. Foi ainda realçada a importância da presença de todos os países na Conferência para que sejam afirmados compromissos e definidas medidas que invertam o declínio da saúde dos oceanos, conduzindo à plena implementação dos objetivos do ODD 14, da Iniciativa 30by30 destinada a proteger 30 % dos oceanos até 2030 e ao apoio às ações previstas no âmbito da «Década das Nações Unidas para as Ciências Oceânicas ao serviço do desenvolvimento sustentável.

fonte