Moçambique

MOÇAMBIQUE

Primeira exportação de GNL prevista para Outubro

O Ministro da Economia e Finanças revelou que a primeira exportação do projecto da central de produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) no mar, na bacia do Rovuma, está prevista para o início de Outubro. Max Tonela (na foto) falava à margem dos encontros anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Acra.

“A plataforma já está nas águas moçambicanas. Está em processo de instalação e ligação aos seis poços. Nós esperamos que a produção comece de forma gradual (…) e que a primeira operação de exportação aconteça no início do mês de Outubro deste ano”, altura em que a plataforma estará já a operar na sua capacidade total.

Segundo Tonela, este avanço “vai contribuir já para o aumento das receitas, sobretudo das exportações”. Sobre o processo interrompido pela ação terrorista, o ministro disse que “há trabalho a correr com os concessionários, o Governo mantém um contacto permanente”.

O projecto do Rovuma, liderado pela Total, era o maior investimento privado em África até ser suspenso em março devido aos ataques armados em Cabo Delgado.

fonte