Moçambique

Gás natural coloca Moçambique num lugar privilegiado no mercado global

O Director de Projectos e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Petróleo, Nazário Bangalane, defende que o gás natural de Moçambique pode ser usado como alternativa no processo de transição energética mundial.

Nazário Bangalane (na foto) falava à Rádio Moçambique após participar num painel que discutiu em Estocolmo, na Suécia, o tema “Transição Justa- O Caminho para um planeta saudável para a prosperidade de Todos”.

“Estudos apontam que o gás natural, na verdade, continuará a jogar um papel fundamental durante um período considerável, tomando em consideração que estamos perante um hidrocarboneto menos poluente. Portanto as grandes descobertas de gás natural na bacia do Rovuma asseguram um lugar privilegiado para Moçambique no mercado global e é oportuna a sua comercialização, usando esta janela de transição energética que está sendo falada a nível mundial e principalmente aqui nesta a conferência de Estocolmo”, afirmou.

Bangalane referiu ainda que as companhias petrolíferas que operam em Moçambique aderiram às iniciativas globais para a eliminação ou redução de emissão de carbono para a atmosfera.

Um relatório da empresa de pesquisa Bloomberg, refere que o investimento global na transição energética totalizou o recorde de setecentos e cinquenta e cinco bilhões de dólares em 2021.

O mesmo documento sublinha que para se alcançarem os objectivos de neutralidade de carbono, os investimentos devem ser triplicados até dois mil e vinte e cinco.

fonte