Brasil
BRASIL
Região do Arco Norte recebe Associados da ATP
Promover a troca de experiências e conhecer a infraestrutura dos principais portos da região do Arco Norte, tão importante para a infraestrutura brasileira e mundial. Esses foram os destaques das visitas técnicas de parte dos membros da Associação de Terminais Portuários Privados – ATP em Belém – PA, dias 27 e 28 de junho.
A região dos canais do Rio Amazonas, chamada de Arco Norte, possui 82 terminais privados autorizados e ao longo dos últimos 10 anos teve um crescimento da movimentação portuária em 22,5%, considerando a movimentação de cabotagem e longo curso. Nos últimos 9 anos foram mais de R$ 5,32 bilhões investidos em novos terminais e ampliações. Mais 8 terminais privados estão aguardando autorização para operar na região, com uma carteira de investimento de R$ 632,7 milhões. E foi com o objetivo de conhecer parte dessa região, em Barcarena, Belém-PA, que representantes das Associadas da ATP desembarcaram rumo a novos conhecimentos.
Na segunda, 27, parte do grupo conheceu o terminal da Transpetro no Porto Petroquímico de Miramar. Na terça, 28, foi a vez de partir cedo do terminal de Belém para conhecer, pelo rio Guamá, os terminais Unitapajós, Hidrovias do Brasil SA (HBSA), Porto CDP e Terminal de Grãos de Ponta da Montanha (TGPM). Entre as apresentações no interior da embarcação e a visualização prática da operação nos navios graneleiros, a experiência foi única!
“Foi extraordinária a oportunidade de conhecer os Terminais e operações do norte do país. Fiquei bastante impressionado com o que pude ver e animado com o enorme potencial que ainda há”, afirmou Armando Neto, representante da Associada ArcellorMital. “Foi uma experiencia totalmente nova. A Amazônia é o novo Brasil e tenho certeza de que amanhã todos estarão enriquecidos em termos de Brasil, pois aqui está uma grande riqueza e os Associados ganham muito com a troca de experiência que cada visita dessa nos traz”, disse o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa. Roberto Almeida, representante da Associada Vale, acrescentou: “Foi o encontro presencial que tivemos o maior número de associadas presentes e de um nível excelente de aprendizado e hospitalidade”.
No período da tarde aconteceram as reuniões do Conselho Diretor e da Assembleia Geral da ATP, na sede da TGPM, e, a noite, o grupo se reuniu para um jantar de confraternização oferecido pelos anfitriões da visita: TGPM, Hidrovias do Brasil e Unitapajós na Casa das 11 Janelas, ponto turístico da cidade. “Para a gente foi um prazer sediar essa primeira visita técnica pós pandemia da ATP e uma oportunidade ímpar de todos conhecerem um pouco da nossa região amazônica e o funcionamento sustentável dos nossos terminais”, afirmou Rodrigo Abreu, Diretor Geral da TGPM. “Tão bom quanto a visita foi a oportunidade de rever todos e podermos finalmente interagir presencialmente com a troca de experiências profissionais, aprendizado e alegrias que são o padrão da ATP”, elogiou Ulisses Oliveira, do Porto Sudeste.
|