Museus

MINDELO, CABO VERDE

Museu do Mar

O Museu do Mar é de tutela e gestão estatal, de âmbito disciplinar, e foi inaugurado a 16 de abril de 2014, no edifício da Réplica da Torre de Belém. A filosofia do museu tem como pano de fundo a importância que o Mar tem no país e para São Vicente, e celebra o mar enquanto elemento estruturante da cultura cabo-verdiana.

Pese embora o seu âmbito nacional, hoje, o museu guarda em sua custódia um conjunto de objetos maioritariamente recolhidos na ilha de São Vicente, que representam as profissões ligadas ao mar, a etnografia da ilha, representada pelo carnaval, a importância da ilha enquanto ponto de abastecimento de carvão mineral no século passado, bem como a importância dos mares de Cabo Verde no processo de estabelecimento dos cabos de ligação em fibra ótica entre os vários continentes.

Igualmente, o museu preserva uma coleção de espécies endémicas dos mares de Cabo Verde, assim com tem em exposição, um conjunto de artefactos representantes do património arqueológico subaquático do país.