Moçambique

MOÇAMBIQUE

Magala quer modernizar Corredor de Maputo

O MINISTRO dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, apontou a necessidade de ampliação e modernização de algumas infra-estruturas, do Corredor do Maputo, bem como a formação dos agentes do Estado para a melhoria da qualidade de serviços.

Para o efeito, Magala criou uma equipa multissectorial composta por representantes das instituições do Estado, intervenientes no Corredor de Maputo e gestores das infra-estruturas de transporte para trabalhar na definição de acções específicas e prazos de execução.

Magala trabalhou na fronteira de Ressano Garcia, estação ferroviária de Infulene e no Porto de Maputo, onde verificou ainda que os procedimentos manuais de desembaraço de mercadorias e controlo de trânsito contribuem para a morosidade na travessia da fronteira.
O ministro apontou para a necessidade de um gestor do Corredor que vai coordenar acções dos intervenientes na prestação de serviços de logística como um desafio global, para além da necessidade de reformas urgentes para a melhoria da eficiência e competitividade do Corredor de Maputo.

O dirigente referiu- se ainda à digitalização dos processos de forma a reduzir o tempo do atendimento na fronteira, melhoria dos acessos aos terminais Rodoviário e Ferroviário.

fonte