Ambiente

Pesca intensiva de cinco países afecta a grande ilha de lixo do Pacífico, diz estudo

Depois de, em 2019, a Ocean Cleanup ter recolhido 573 quilos de plástico na zona da grande ilha de lixo do Pacífico, a organização sem fins lucrativos tentou caracterizar os resíduos e identificar os países de origem. Deu com imenso material de pesca, sobretudo do Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Taiwan.

Segundo um estudo publicado na última edição da revista Scientific Reports, do grupo Nature, muito do plástico flutuante que pode ser avistado na chamada “grande ilha de lixo do Pacífico” corresponde a material de pesca originário sobretudo de cinco locais: Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Taiwan. A indústria pesqueira destas nações tem de ser mais “transparente” e tem também de existir mais cooperação internacional para este problema ser devidamente combatido, argumenta-se no artigo científico, cujo autor principal é o oceanógrafo Laurent Lebreton.

O investigador neozelandês integra a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é criar soluções tecnológicas para remover plástico do oceano (ou até mesmo interceptá-lo nos rios, antes que chegue às correntes oceânicas).

continue a ler aqui