APLOP em foco

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | LISBOA, DEZEMBRO DE 2012

VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa

Esta segunda-feira, 16 de Outubro, Brasília estreia-se como Capital dos Portos de Língua Portuguesa, acolhendo o XIV Congresso da APLOP.
Por ocasião de mais uma reunião magna, viajamos pela história da APLOP, da sua fundação aos vários congressos já realizados, percurso feito através de várias newsletters temáticas.

Na newsletter de hoje respigamos os artigos referentes ao VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, que decorreu em Lisboa, no mês de Dezembro de 2012.


O evento, em modo presencial e online, vai decorrer no Hilton Cabo Verde Sal Resort, abrindo com as intervenções de Ireneu Camacho (Presidente da APLOP), Zacarias da Costa (Secretário-Executivo da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Júlio Lopes (Presidente da Câmara Municipal do Sal), e Abraão Vicente (Ministro do Mar do Governo de Cabo Verde).
A reunião magna será encerrada por Carlos Jorge Santos, Ministro do Turismo e dos Transportes o Governo cabo-verdiano.

Tendo como epígrafe "Novos Desafios, Novas Oportunidades para os portos da Lusofonia", o programa estende-se por quatro painéis, a saber: Desenvolvimento de Negócio - Novas oportunidades para os portos; Portos (Verdes) do Futuro - desafios e oportunidades; O Direito Portuário nos Países da CPLP; Promoção e Estratégia de Internacionalização dos portos da CPLP.

A organização disponibiliza um hotsite dedicado a esta reunião magna da APLOP. Em https://congresso.aplop.org/ , os cibernautas dispõem das informações necessárias referentes às inscrições, que são gratuitas, programa do congresso, hotéis disponíveis na Ilha do Sal e respectivos preços.

Mais perto da realização do evento, a organização indicará os procedimentos e o endereço web através do qual inscritos e demais interessados poderão assistir ao congresso online.

Recorde-se que a APLOP (site oficial: http://aplop.org/) foi constituída em Maio de 2013, tendo como objectivos reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados nove países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). De registar ainda a adesão de várias empresas de topo do universo marítimo-portuário português e além-fronteiras.

CONSULTE O PROGRAMA

Artigos relacionados