Angola
ANGOLA
Zona franca no Dande com estudo ambiental na fase final
O estudo de impacto ambiental na Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD), província do Bengo, está na fase final e será submetido a consulta pública, informou em Caxito, o Presidente do Conselho de Administração, Joaquim Piedade.
Ao falar no acto de apresentação do projecto à sociedade civil do Bengo, referiu que neste momento decorrem os trabalhos das infraestruturas básicas internas que contemplam a rede viária, rede de águas, pluviais e residuais, sistemas de abastecimento água potável e de electricidade.
A ser desenvolvido em três fases, a primeira de 2022/2026, contempla a preparação de estudos conceptuais de projectos diversos.
Esta fase deverá ser desenvolvida por etapas, num período de dois anos (2024), congregando cerca de 50 por cento dos 860 hectares previstos na mesma.
Aqui, prevê-se desenvolver o terminal portuário, a reserva nacional de cereais, a refinaria de óleo, o parque de energia fotovoltaicas e o parque industrial.
A etapa (2) prevista para 2024/2025, integra a continuidade do desenvolvimento do pólo industrial, enquanto a terceira está voltada para os serviços diversos e a zona residencial a ser implementada entre 2025/2026.
A segunda fase vai de 2026/2030 e a terceira está prevista para além de 2030.
Estas fases estão condicionadas ao desenvolvimento da primeira, revelou o director de desenvolvimento e negócios da zona, Roque Saraiva.
“Neste momento as atenções estão focadas no desenvolvimento da primeira fase que implica a captação de financiamento para permitir desenvolver rapidamente as infraestruturas básicas internas.”disse.
Para o êxito das empreitadas, a entidade gestora está a procura de parcerias público-privadas para apoiar no desenvolvimento das infraestruturas.
O vice-governador provincial do Bengo para o Sector Técnico e Infraestruturas, Edson da Cruz, destacou a importância do projecto e sublinhou que a criação da zona franca teve em atenção os desafios que o país tem pela frente no sentido de melhorar as condições de vida e do bem-estar social da população.
A primeira etapa do projecto da zona franca será implementada numa área de 860 hectares.
A iniciativa que tem um investimento global de 1.5 mil milhões de dólares americanos, dos quais 960 milhões do sector privado, prevê criar 21 mil postos de trabalho e pretende contribuir em cerca de 1,5 a 2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
A ZFDIBD com cerca 5.465 hectares, vai garantir a segurança alimentar, a reserva nacional de combustível, a construção de pólos industriais e promover a transição energética com aposta na construção de sistemas de energia limpa.
O projecto foi criado por via do Despacho Presidencial n.º 62/21, de 06 de Maio, com o objectivo de assegurar o desenvolvimento económico e social do país e da província do Bengo.
A Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD) está localizada na Comuna da Barra do Dande.
fonte
|