Angola

ANGOLA

Primeira fase da Refinaria de Cabinda concluída em Dezembro

A primeira fase das obras de construção da Refinaria de Cabinda ficam concluídas em Dezembro do corrente ano, segundo o director-geral da empresa GEMCORP, Marcus Weyll, encarregada pela empreitada.

A informação foi prestada em conferência de imprensa, em Cabinda, durante a visita do ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

Marcus Weyll informou, na ocasião, que as obras da primeira fase estão em 26 por cento de execução física e 100 por cento da parte financeira.

Esclareceu que todos os equipamentos da Refinaria já se encontram no local (Planície de Malembo), assim como sete (7) dos dezoito (18) tanques reservatórios que serão, posteriormente, montados.

Após constatar o evoluir das obras, o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo considerou importante ter verificado o cumprimento do cronograma da implementação da Refinaria.

Referiu que o cronograma da implementação da fábrica inclui o recrutamento do pessoal e a formação de técnicos.

"Viemos ao terreno para avaliar o estágio de implementação do projecto e dar oportunidade à imprensa e a sociedade civil para (...) constatar o que está a ser feito", disse o ministro.

Primeira fase da Refinaria de Cabinda

A implementação da primeira fase de construção da Refinaria de Cabinda prevê, entre outros, a edificação de uma unidade de destilação de petróleo bruto com capacidade para 30 mil barris de petróleo por dia.

A referida unidade tem a especificidade de não queimar gás, sendo uma das primeiras em África com essa característica.

Entre a construção, montagem e a operacionalização da Refinaria, serão criados 1.500 postos de trabalho. A maior parte dos quais destinados à população de Cabinda.

Actualmente já foram criados mais de 500 postos de trabalho directos e indirectos, dos quais 93 por cento são quadros angolanos, sendo 83 por da província de Cabinda.

Neste momento decorrem os testes que conduzirão ao recrutamento dos primeiros quadros que trabalharão directamente na operação da Refinaria.

A fábrica terá uma capacidade de processamento de 60 mil barris/dia, quando estiver a funcionar em pleno.

fonte