Portugal

Porto de Aveiro termina périplo pelos portos da Companhia das Docas do Estado da Bahia

O Porto de Aveiro terminou o périplo pelos portos da Companhia das Docas do Estado da Bahia, com a visita ao Porto de Aratu-Candeias.

Um trajeto com reuniões de trabalho com empresários da área da logística e visita ao SENAI CIMATEC, centro universitário dedicado à inovação e desenvolvimento tecnológico, marcam o fim desta passagem da equipa de Eduardo Feio pelo Brasil.

Na 3ª feira, dia 7, a comitiva do Porto de Aveiro, liderada por Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração, visitou o Porto de Aratu-Candeias, a cerca de 50 Km de Salvador, onde foram discutidas várias formas de cooperação, nomeadamente a captação de novos fluxos de carga, bem como a atração de investimentos para ambos os portos.

Houve ainda lugar a uma reunião de trabalho com empresários da área da logística que operam naquela infraestrutura portuária, tendo-se dado a conhecer as potencialidades comerciais do Porto de Aveiro, bem como os investimentos previstos.

Nesse mesmo dia a comitiva aveirense teve a oportunidade de apresentar o Porto de Aveiro ao Secretário da Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia, Sérgio Brito, e ainda ser recebida pelo Cônsul Geral de Portugal na Bahia, Jorge Fonseca.

O último dia da visita ao estado baiano, dia 8, iniciou-se com um networking empresarial na Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, onde estiveram presentes cerca de 20 empresários dos mais variados setores económicos, tendo sido estabelecidos diversos contactos comerciais.

O périplo terminou com uma visita ao CIMATEC, centro universitário dedicado à inovação e desenvolvimento tecnológico, onde foram discutidas várias formas de cooperação, nomeadamente ao nível de capacitação profissional dos seus estudantes da área da gestão portuária.

A comitiva portuguesa foi sempre acompanhada pela diretora-presidente da Codeba - Companhia das Docas do Estado da Bahia, Ana Paula Calhau, entidade com a qual, em novembro passado, o Porto de Aveiro celebrou um acordo de cooperação, que visa promover o intercâmbio entre as duas autoridades portuárias no que concerne à concretização de interesses comuns em áreas como o desenvolvimento tecnológico, inovação, formação profissional e promoção comercial.

fonte