Cabo Verde

COM FOCO NA DIGITALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DOS PORTOS DE CABO VERDE

ENAPOR realiza 5.ª edição das Jornadas Portuárias 2023

A 5.ª edição das Jornadas Portuárias da ENAPOR aconteceu entre os dias 16 e 17 de março, na ilha de Santiago, tendo a sessão de abertura sido presidida pelo Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente. Este ano, o evento aconteceu sob o lema “Portos Digitais e Ambientalmente sustentáveis”.

Desde a sua primeira edição em 2017, as Jornadas Portuárias têm-se revelado um espaço de reflexão onde se avaliam os desafios do sector Portuário, permitindo a tomada de decisões que visam incorporar uma gestão moderna e inovadora nos nossos portos.

O Presidente do Conselho da Administração, Ireneu Camacho, na sua intervenção na sessão de abertura das Jornadas Portuárias, realçou que está 5.ª edição se traduzir em mais um passo importante na consolidação dos objetivos da empresa, sendo que será dedicada à discussão das melhores práticas digitais e ambientalmente sustentáveis para os nossos portos, como sejam a análise da Política Ambiental e Social, e as ações para a transformação dos Portos Nacionais num conceito de Smart Ports.

O Presidente da Câmara Municipal da sua Praia, Francisco Carvalho, presente na cerimónia de abertura, congratulou-se com a realização da 5.ª edição das Jornadas Portuárias na ilha de Santiago. Aproveitou o ensejo para parabenizar a ENAPOR pela iniciativa que visa a análise e reflexão em volta do seu principal objeto de atuação que são os Portos de Cabo Verde.

O Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente, no seu discurso na sessão de abertura, saudou a iniciativa e frisou a importância ENAPOR para todo o tecido empresarial do país, que extravasa a sua área de atuação. Lembrou ainda que é importante continuar a tendência de desenvolvimento, e apostar eficiência e unificação dos processos em todas as estruturas portuárias.