Moçambique

CFM | MOÇAMBIQUE

PCA garante Linha de Machipanda pronta dentro de seis meses

O Presidente do Conselho de Administração do CFM, Eng. Agostinho Langa Júnior, apontou para 6 meses o tempo que resta para a conclusão das obras em curso de Reabilitação da Linha de Machipanda, cujo impacto se vai reflectir na economia nacional e dos países do hinterland, com destaque para o Zimbabwe. As obras arrancaram em Agosto de 2019, orçadas em 200 milhões de dólares norte-americanos.

Em termos práticos signigica que até Setembro a Linha de Machipanda deverá estar operacional e pronta para o escopo pelo qual foi definido, sobretudo de índole económico que passam, segundo reforçou o PCA, pela dinamização da economia da região, no âmbito dos protocolos da SADC, incremento do escoamento da carga através desta linha, de modo a se ultrapassar os actuais volumes de 600 mil toneladas anuais para os cerca de 3.5 milhões de toneladas previstas no mesmo período de doze meses. Espera-se igualmente que a via venha a suprir as dificuldades de transporte de passageiros e bens, considerando estar garantida a reintrodução de comboio de passageiros, componente enquadrada na responsabilidade social da empresa.

Prosseguindo este objectivo e de acordo com a previsão do PCA, é que na fase experimental o comboio possa circular entre Beira e Nhamatanda, na província de Sofala. Para dinamizar a circulação de pessoas e bens, a empresa aguarda pela chegada ao país de mais quatro automotoras numa altura em que as primeiras duas e alocadas para esta região já se encontram operacionais no transporte de passageiros no troço Dondo – Beira.

Esta deslocação à Sofala para a visita ao empreendimento, de resto, simbólica para o Presidente do Conselho de Administração pelo facto de ser a primeira vez desde a sua nomeação ao cargo, tinha o condão primordial, de aferir o ritmo de execução das obras de reabilitação tendo em conta que os prazos inicialmente previstos para a sua conclusão não foram observados em virtude da eclosão e propagação da pandemia da Covid-19 que afectou vários ramos da economia com reflexos directos na reabilitação da linha, incluindo o sector de transportes marítimo. Do vário material, sobretudo os carris adquiridos na Europa, em particular no mercado italiano, observou dificuldades para a sua importação ao país, atrasando, consequentemente, a execução das obras.

O objectivo principal da visita é inteirarmos do nível de execução das obras em curso de Reabilitação da Linha de Machipanda e obter garantia que o prazo seja cumprido. Assumimos o compromisso de inaugurar esta linha em Setembro próximo", assegurou o Presidente do Conselho de Administração, deixando patente a preocupação para o cumprimento das novas datas e tomando medidas urgentes para a celeridade das obras.

Uma das medidas é a alocação para esta via de uma locomotiva (já se encontra na Beira) que será determinante no alinhamento da via, isto é, numa corrida para a colocação de carris e balastros. O restante material necessário para o trabalho que se segue encontra-se disponível neste ponto da região, designadamente, os vagões, balastros e carris e a respectiva máquina de alinhamento da via.

Em relação ao trabalho já executado no concernente à via, importa destacar que já foi atingida uma extensão de 160 km que consistiu na substituição de travessas e a conclusão de soldadura dos carris.

Uma das grandes operações realizadas neste projecto, lembre-se, é a redução das anteriores 14 curvas apertadas para apenas quatro de um raio de 400 metros. Este trabalho foi executado com grande sucesso na baixa do Rovue, entre as estações de Garuso e Manica, que resolveram drasticamente o crónico problema de descarrilamento de comboios que actualmente percorrem as distâncias em curto espaço de tempo, ou seja, a uma velocidade de 60 quilómetros por hora. Isto representa mais-valia não apenas para o fim acima referencia, mas também porque possibilitou aumento do volume de escoamento do trigo, no Porto da Beira e do ferro-crómio do Zimbabwe para diferentes portos internacionais.

Recorde-se que a Linha de Machipanda foi construída em 1892.