Moçambique

FACIM | MOÇAMBIQUE

Esperados mais de 2.500 expositores nacionais e estrangeiros

Mais de 2.500 expositores nacionais e estrangeiros, cerca de 25 países, e 450 empresas estrangeiras são esperados na 58.ª edição da Feira Internacional de Maputo – FACIM 2023, a decorrer de 28 de Agosto a 03 de Setembro, no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo.

“Estão convidados a participar na feira todos sectores económicos, associações económicas, empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras”, indica um comunicado do Ministério da Industria e Comércio, organizador do evento, através da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações, IP (APIEX, IP).

Sob o lema: “Diversificação da Economia Nacional no Contexto da Integração Continental”, a 58.ª edição da FACIM vai expor as potencialidades do país para produção e exportação, bem como promover oportunidades de negócios e de investimentos nos diversos segmentos de actividade económica.

A Feira constitui uma plataforma para intercâmbio e cooperação, e terá uma série de actividades, que incluem exposições, seminários, sessões de promoção e bolsas de contacto.

“Durante estas sessões serão abordados, entre outros, os seguintes temas: Acesso ao Mercado Americano, no âmbito da Lei de Crescimento de Oportunidade para África (AGOA); Acesso ao Mercado Europeu, através do Acordo de Parceria Económica – SADC/APE e EU; Acesso ao Mercado Regional da SADC, através do Protocolo Comercial da SADC; Acesso aos Países Desenvolvidos e em Desenvolvimento – Livre de Quota e Direitos (China, Índia, Brasil, Coreia do Sul – no âmbito da OMC)”, explica o comunicado citado pela AIM.

Paralelamente, segundo os organizadores, a presente edição da FACIM 2023 destaca algumas inovações, como o novo pavilhão da lusofonia (CPLP); o pavilhão do sector agro-pecuário; o pavilhão do desporto e apresenta uma nova modalidade de promoção.

fonte