VÁRIA
COREIA DO SUL
Busan vai ser a primeira cidade flutuante do mundo
O presidente da câmara de Busan e os dirigentes da UN-Habitat, o Programa da ONU para os Assentamentos Humanos, anunciaram que a cidade sul coreana vai acolher o OCEANIX Busan, protótipo de cidade flutuante do projeto das Nações Unidas.
O projecto foi apresentado na sede da ONU, em Nova Iorque.
As cidades flutuantes prometem ser uma solução eficaz e sustentável para a subida do nível do mar, mas até à data ainda não foi construída nenhuma.
De acordo com a EL Confidencial, se as previsões dos cientistas sobre os efeitos das alterações climáticas na subida do nível do mar se confirmarem, o nível do mar subirá 1,3 metros até 2100 e poderá subir até cinco metros até 2300.
O impacto deste aumento pode ser devastador para as cidades costeiras e pode afetar milhões de pessoas.
“O desafio é enorme: duas em cada cinco pessoas no mundo vivem num raio de 100 quilómetros da costa e 90% das grandes cidades do mundo são vulneráveis à subida do nível do mar”, diz a UN-Habitat.
“As inundações estão a destruir milhares de milhões de dólares de infraestruturas e a forçar milhões de refugiados climáticos a abandonar as suas casas.”
A cidade flutuante coreana será chamada “Oceanix Busan” e pretende ser um protótipo para testar novas tecnologias para a construção das tais estruturas. O governo municipal de Busan, a UN-Habitat e a empresa de engenharia de Nova Iorque Oceanix estão a colaborar no projecto.
mais detalhes
|