Biblos

União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa | Retrospectiva desde 2016

Constituída a 28 de junho de 1985 pelas cidades capitais dos países de língua oficial portuguesa e pela Região Administrativa Especial de Macau, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) tem vindo a desenvolver um trabalho diversificado a nível dos múltiplos projectos. Com a mudança de instalações em 2016, a instituição teve a oportunidade de centralizar as suas actividades. Desta forma, foi recentemente elaborada uma brochura que espelha a retrospetiva da instituição desde então.

A mudança da sede para o edifício “Casa das Galeotas”, localizado na Avenida da Índia, permitiu à UCCLA a diversificação de iniciativas de âmbito cultural, como apresentações públicas de livros, debates, concertos e peças de teatro, assim como de iniciativas de outra natureza, como trabalhos coletivos com jovens de estabelecimentos escolares.

Devido ao caráter transformativo que a mudança de instalações trouxe às atividades desenvolvidas pela UCCLA, a instituição elaborou uma brochura que sintetiza as iniciativas realizadas desde 2016.

“Procurou-se sintetizar essas atividades nos domínios Institucional, da Cooperação e Empresarial, para além das atividades anuais desenvolvidas com regularidade e outras, sobretudo, decorrentes da filiação da UCCLA noutras instituições. Houve ainda a preocupação de incluir, nas descrições dos eventos, registos fotográficos para enquadrar algumas dessas atividades e, deste modo, refletirem toda a envolvência coletiva”, refere Vitor Ramalho, secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Pode consultar a brochura “UCCLA: Retrospetiva desde 2016” aqui.