Moçambique

Maior Navio Porta-Contentores atracou no Porto de Nacala

Atracou, no dia 19 de Dezembro, no Porto de Nacala, o primeiro Navio Post Panamax-MSC GIOVANNA VII, facto que é considerado um marco histórico neste porto, por ser o maior porta-contentores já recebido no Porto de Nacala sem Gruas.

Giovanna VII foi fabricado em 1998 e tem um comprimento de 299.9m, largura, 42.8m e uma capacidade de 6690 TEUs.

No Porto de Nacala Giovanna VII manuseou 2,300 TEUS de carga diversa, entre arroz ensacado, produtos de limpeza, material de construção, lubrificantes, máquinas fotocopiadoras, produtos químicos, oriunda da Índia, Mombasa, África de Sul, Espanha, China, Maurícias, Tailândia e destinada, tanto para o nosso País e países vizinhos como Malawi. E de Moçambique e Malawi, o navio levará cargas, como feijão bóer, feijão de soja, chá preto, minério-grafite e farelo de trigo para países como, África do Sul, Índia, Maurícias, Emirados Árabes e Paquistão.

As obras do Porto de Nacala consistiram, para além do apetrechamento em equipamento com tecnologia de ponta, na adopção de uma série de facilidades e procedimentos de operações que muito irão conferir (como é o caso) uma nova e maior dinâmica na gestão do Porto de Nacala tornando-o numa referência na Região.

Recorde-se que a atracação deste navio acontece após a inauguração, pelo Presidente da República, em Outubro passado, das obras de amplição e modernização do Porto de Nacala.