Moçambique
MOÇAMBIQUE
Porto da Beira bate record de produtividade de crómio
Este record foi alcançado no carregamento do MV FYM SAPPHIRA, que completou a sua operação de carregamento total de 27.588 toneladas em 45 horas e 48 minutos.
A excelente produtividade é resultado do forte investimento na capacidade de manuseamento de minérios. A CdM acaba de concluir a primeira fase da construção do Terminal de Minérios que inclui 4 hectares de área de armazenamento para diversos minérios à granel e ensacados onde estes podem ser manuseados de forma eficiente.
Além disso, a CdM recebeu este ano uma nova frota de escavadoras de 35 toneladas e Pás Carregadoras com baldes de 7m³ de capacidade que servem para fazer o carregamento de banheiras para granéis em tempo recorde, sendo transportados até ao cais por uma frota renovada e ampliada de tractores de terminal. Toda a movimentação de equipamentos é monitorada pela organização reestruturada do Terminal de Carga Geral, fazendo uso do novo Sistema Operacional do Terminal, bem como do Sistema de Monitoramento de Equipamentos.
A excelente colaboração da tripulação do navio e de seus agentes locais também foi decisiva para o sucesso da operação.
O novo record de manuseamento de crómio segue-se a outros três recordes alcançados nos últimos 2 meses, no carregamento de blocos de granito e na descarga de clínquer e de enxofre à granel.
A fase 2 do Terminal de Minérios começará a ser construída ainda este ano e criará um novo acesso e saída para o terminal e contará com instalações de pesagem dedicadas. Isso melhorará ainda mais o fluxo de camiões e equipamentos, permitindo uma produtividade ainda maior assim como melhor eficiência.
Novos métodos de carregamento de navios, usando um sistema de basculamento de contentores para granéis projetado internamente, serão introduzidos no segundo semestre do ano. Com todas essas melhorias, esperamos que o recorde actual não se mantenha por muito tempo.
|