História

O impressionante «cemitério de navios» do Mar Negro

Enquanto realizava pesquisas no Mar Negro em busca de pistas acerca da resposta dos humanos pré-históricos perante o aumento do nível do mar, uma equipa internacional composta por marinheiros e cientistas encontrou 41 navios naufragados excepcionalmente bem-preservados, datados do século 9 ao 19.

 Durante o estudo, os profissionais — de origem britânica, americana e búlgara — mapeavam o fundo do mar com sonares e veículos operados remotamente (ROVs).

Eles estudavam um período de cerca de 12 mil anos atrás, quando o Mar Negro se expandiu significativamente, evento que contribuiu para a preservação dos impressionantes naufrágios.

"Quando a última era glacial terminou, há cerca de 12 mil anos, o Mar Negro era um lago", disse Jon Adams, investigador principal do projeto e diretor do Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton, segundo a National Geographic.

Com o aumento das temperaturas e a elevação do nível do mar, a água salgada do Mediterrâneo invadiu o Mar Negro, criando duas camadas distintas: uma superior oxigenada com menos sal e uma inferior de água salgada sem oxigênio. "O oxigênio cai para zero abaixo de 150 metros, ideal para a preservação de materiais orgânicos", diz Adams.

para ler na íntegra aqui