Angola

MOÇÂMEDES, ANGOLA

CFM prevê receber novas composições ferroviárias

O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) prevê receber, este ano, oito novas composições ferroviárias do tipo DMU (Unidades Múltiplas Diesel) para reforçar o transporte suburbano e intermunicipal, nas províncias da Huíla, Namibe, Cuando e Cubango.

A informação foi avançada na cidade do Lubango pelo presidente do Conselho de Administração do CFM, António Coelho da Cruz, no final de uma visita às instalações da empresa, efectuada pelo governador provincial, Nuno Mahapi Dala.

As oito composições ferroviárias têm capacidade para suportar 700 passageiros cada. Dessas composições, quatro vão ser alocadas para o município do Lubango, duas para a província do Namibe e igual número para a cidade de Menongue.

“Esses meios vão permitir aumentar a capacidade de transporte de passageiros no Corredor Sul, porque, nesse momento, o CFM opera com apenas cinco, das 37 locomotivas disponíveis”, explicou.

O gestor acrescentou que as outras cinco locomotivas podem regressar aos trabalhos dentro de 15 dias, depois da recepção dos rodados encomendados a partir da África do Sul. António da Cruz referiu que a empresa possui algumas dificuldades técnicas que têm a ver com a recuperação de carruagens antigas e na manutenção de sistemas de travagem incompatíveis entre as suas cisternas e a Sonangol, parceira no transporte de combustíveis.

fonte