Angola

ANGOLA

Empresários sul-africanos interessados em investir no Corredor do Lobito

Empresários sul-africanos que participaram na excursão às províncias do Huambo, Bié e Benguela manifestaram o seu interesse nas potencialidades do Corredor do Lobito, onde pretendem investir em sectores diversificados, soube a ANGOP.

A visita de dois dias foi uma iniciativa do Consulado Geral de Angola na África do Sul, no âmbito da captação de investimentos.

Em declarações à imprensa, o director-geral adjunto para o Desenvolvimento Económico da província do Cabo Ocidental, Rashid Toefy, afirmou que o seu país tem uma plataforma logística muito vasta e pode ajudar Angola em vários sectores da sua economia.

Deu o exemplo do sector mineiro, realçando a sua capacidade técnica e know- how, assim como os seus navios cruzeiros que viajam para Walvis Bay, Namíbia e podem vir até mais a norte e chegar ao Porto do Lobito.

"Temos como desafio melhorar o Porto da Cidade do Cabo, por isso constatamos nesta visita que podemos trocar experiências com o Porto do
Lobito", considerou.

Na ocasião, Rashid Toefy convidou o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, para visitar a cidade do
Cabo para ver bases de cooperação.

Por sua vez, a cônsul-geral de Angola na África do Sul, Elsa Capusso Vicente, disse que os sul-africanos estão muito interessados em investir
nas províncias por onde passaram.

"Em Benguela, no município da Catumbela, eles receberam informações detalhadas sobre o Pólo de Desenvolvimento Industrial e aproveitaram a oportunidade para manifestar o interesse de instalar uma fábrica de aço", informou.

fonte