Cabo Verde

Embaixadora de Cabo Verde em Bruxelas visita o navio «Guardião»

A convite da Equipa Técnica Cabo-verdiana, a Embaixadora de Cabo Verde em Bruxelas, Maria de Jesus Veiga Miranda Mascarenhas teve a oportunidade de visitar a sede da DAMEN, empresa responsável pela construção do navio “Guardião”. A diplomata cabo-verdiana foi recebida por Friso Visser, Director Comercial para África.

Durante o encontro, Visser agradeceu à Embaixadora a disponibilidade para visitar a DAMEN e o GUARDIÃO, tendo aproveitado para fazer uma síntese sobre os navios em construção nos estaleiros do “GRUPO DAMEN”, projectos em carteira, nomeadamente os relacionados com a construção de dois rebocadores da ENAPOR, S.A., cujo financiamento parcial se encontra assegurado pela O.R.I.O.

Friso Visser realçou ainda as boas relações com Cabo Verde, destacou o esforço conjunto evidenciado pela ENAPOR, S.A. e pela DAMEN, no que concerne ao projecto dos rebocadores. Recorde-se que este projecto obteve a garantia de abonação de 35% do orçamento através do co-financiamento pela ORIO. Os rebocadores serão construídos na CABNAVE, o que será bastante benéfico para esta empresa nacional, na medida em que representará num aumento de emprego e uma mais valia para aquela empresa, tendo em consideração a transferência de “know how”.

A Embaixadora de Cabo Verde, ao fazer uso da palavra, agradeceu ao Sr. Friso Visser e à Equipa Técnica pelo convite, tendo destacado a Holanda como parceira importante no desenvolvimento de Cabo Verde e exortado ao Sr. Friso Visser, na qualidade de privado, a continuar a apoiar os parceiros nacionais de Cabo Verde, nomeadamente na consecução dos projectos em carteira.

Mais tarde, a Equipa Técnica e o representante da DAMEN acompanharam a Embaixadora de Cabo Verde numa visita guiada ao “ GUARDIÃO”, tendo a diplomata entrado para a história do navio como a primeira cabo-verdiana a visitá-lo.

FONTE: ENAPOR