Moçambique
Moçambique marcou presença no «Portugal Exportador»
Responsáveis da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal (CCMP) estiveram em Lisboa, para participar na feira de negócios Portugal-Exportador.
A mensagem é clara: o investimento em Moçambique tem retorno garantido e representa uma porta para a SADC. Portugal diz que sim e exorta as suas empresas a avançarem.
Portugal precisa de estender as vendas para fora do país e internacionalizar as empresas, para contornar a arrasadora recessão económica que atravessa.
As medidas de austeridade impostas pela Troika, incluindo a quebra do investimento público e a redução do poder de compra da população, anularam o crescimento da economia.
Na feira de negócios Portugal-Exportador, uma janela aberta em Lisboa para lançar as empresas portuguesas a novos mercados, o stand de Moçambique foi um dos mais procurados pelos homens de negócio.
A performance da economia - mas sobretudo a estrada aberta pela diplomacia - leva a que Moçambique seja, hoje, um destino na agenda de qualquer empresário.
O secretário de Estado para a Competitividade, Empreendedorismo e Inovação de Portugal foi claro: “as empresas portuguesas devem aumentar as suas exportações para Moçambique, é um mercado estratégico para nós”.
Nuno Oliveira afirmou que o empresariado português deve olhar para Moçambique como parte da resposta ao défice nas exportações, acrescentando que a mesma atenção deve ser dada a outros Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
FONTE
|