Artes

ESTÚDIOS KALUNGA

Maron di Mar | Zé Manel | Guiné-Bissau

Estreamos hoje secção com músicas tendo o mar por tema. Em quimbundo, o mar chama-se kalunga, mas a sereia não se chama Kalunga. Este nome é aplicado a um outro ser sobrenatural, chamado Kalunga Ngombe ou KalungaNgumba, consoante as regiões, que é o espírito que preside ao reino dos mortos. Por vezes, em vez de se dizer que alguém morreu (uafu), diz-se que o falecido foi levado por Kalunga (Kalunga ua mu ambata). Este nome kalunga está, portanto, associado a algo que é eterno, como a morte, ou imenso, como o mar. Em umbundo, Kalunga significa Deus.

A estreia faz-se com Zé Manel, nome incontornável da música contemporânea da Guiné- Bissau, cantor multifacetado e autor de grandes êxitos.
O primeiro álbum produzido nos E.U.A, denominado “Maron di Mar” [2001], da Editora Cobiana Records, foi um sucesso imediato. Mereceu críticas entusiásticas tanto dos media europeus como americanos e foi nomeado para o melhor álbum no certame “All African Kora Music Awards” na África do Sul e para o melhor álbum no “Just Plain Folks Music Awards” nos E.U.A.


Oiça "Maron di Mar" e saiba mais sobre Zé Manel.