Portugal

Portugal é o 2.º maior investidor na Zona Económica de Nacala (Moçambique)

Os empresários portugueses investiram nos últimos dois anos mais de 14 milhões de euros na Zona Económica Especial de Nacala (ZEEIN), sendo o segundo país com maior volume de investimentos naquela região, depois da Tanzânia, disse à Lusa fonte oficial.
.
Segundo Branquinho Ferro Nhombe, delegado do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), a República da África do Sul e a Índia ocupam o terceiro e quarto lugares.

O GAZEDA já certificou um total de 40 projectos, num investimento global na ordem de 275 milhões de euros. Mais de 50% dos investimentos deste ano pertencem a empresários estrangeiros.

Nacala, na província de Nampula, tem um dos maiores portos de África, para onde será escoada parte da produção de carvão de Moatize, e em breve terá o maior aeroporto do país.

Branquinho Ferro Nhombe disse que os investimentos externos estão a contribuir significativamente para a redução dos índices de desemprego naquela região, com a absorção de grande número de jovens nas diferentes unidades do ramo industrial, comercial, agrícola, de serviços e de turismo.

A título de exemplo, só nos últimos dois anos, foram criados em Nacala mais de dois mil postos de trabalho, número que poderá vir a aumentar para cerca de sete mil até 2014.

Entretanto, segundo o mesmo responsável, o principal constrangimento está relacionado com o mau estado de algumas vias de acesso e falta de água.

FONTE