Cabo Verde

CABO VERDE

Bacia hidrográfica de Alto Mira arranca em 2012 com investimentos à volta de 340 mil contos

A bacia hidrográfica de Alto Mira, no Porto Novo, receberá a partir de 2012 investimentos à volta de 340 mil contos, no quadro do projecto de ordenamento desse vale, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento em África (BADEA).

O projecto de ordenamento, que vai ser apresentado esta segunda-feira na Ribeira Grande, consiste, de entre outras acções, na construção de infra-estruturas hidráulicas, reflorestação, restauração e correcção de solos, melhoramento dos sistemas de rega, captação de águas pluviais e formação e concessão de créditos aos agricultores.

Alto Mira, considerado um dos principais vales agrícolas de Santo Antão, tem uma superfície de mais de 18 quilómetros quadrados, dispondo de uma área cultivada estimada em cerca de 309 hectares, 79 dos quais destinados a regadio.

A bacia hidrográfica da Ribeira da Torre, cujo projecto de ordenamento vai ser também apresentado segunda-feira, tem igualmente financiamento garantido do BADEA.

No Porto Novo, outras bacias hidrográficas deverão, nos próximos anos, ser alvo de estudos, como são os casos da Ribeira das Patas, Tarrafal de Monte Trigo e do Martiene.

fonte

LEIA TAMBÉM

O QUE É UMA BACIA HIDROGRÁFICA?