Angola

GÁS NATURAL DO PROJECTO ANGOLA LNG NO SOYO

Exportação com início garantido para breve

Angola vai começar a exportar gás natural do Projecto Angola LNG no Soyo, província do Zaire, a partir do primeiro trimestre de 2012, assegurou quinta-feira, em Luanda, o director nacional de comercialização do Ministério dos Petróleos, Albino Ferreira.

Discursando na abertura do seminário sobre “Avaliação do Petróleo e Gás”, referiu que a integração do Gás Natural Liquefeito (LNG) no leque dos produtos de exportação do país obriga as entidades angolanas do sector a incrementar os conhecimentos sobre este mercado.

Numa alusão ao tema do seminário, adiantou que a valorização do petróleo bruto depende de uma série de variáveis, entre as quais destacou a qualidade do produto, a sazonalidade, factores geopolíticos, comportamento das economias e factores especulativos.

Com o envolvimento crescente de investidores financeiros no mercado petrolífero, o crude passou a ser um activo alternativo às acções e títulos, elevando os preços a níveis sem precedentes, uma vez que estes aumentos ocorrem muito distanciados dos níveis da procura e oferta deste produto.
Sobre o mercado angolano de petróleo bruto em 2010, disse ter exportado cerca de 624,40 milhões de barris ao preço médio ponderado de 77,925 dólares por barril.

O seminário sobre “Avaliação do Petróleo e Gás”, que decorreu durante dois dias nessa vila petrolífera da província do Zaire, juntou oradores internacionais com experiência no mercado petrolífero, representantes dos Ministérios das Finanças, da Economia, Planeamento e de companhias petrolíferas que operam no país, para além de convidados e interessados.

FONTE


 

Artigos relacionados