Cabo Verde

CABO VERDE

Plataforma petrolífera deixa milhares de euros em S.Vicente

A plataforma Leidverksson ancorou às 5 horas da passada terça-feira, 19, na baía do Porto Grande do Mindelo para receber cerca de 3.700 toneladas de gasóleo. A operação durará quatro dias e só a empresa de administração dos portos (Enapor) terá um encaixe financeiro de cerca de seis mil contos (30 mil euros) com os serviços prestados durante o abastecimento da estrutura flutuante.

Esta escala técnica daquela que é considerada uma das maiores plataformas petrolíferas flutuantes do mundo, proveniente da Gronelândia, começou às 20 horas de terça-feira e deve terminar hoje, quinta-feira. O navio está a ser abastecido pela Enacol, no sistema Bunkering (abastecimento ao largo da Baía do Porto Grande) que a mesma empresa introduziu recentemente.

Escusado será dizer o impacto económico que esta operação vai ter para S.Vicente. Só "a Enapor deverá facturar à volta de 60 mil euros, correspondente a seis mil contos. A Comunidade Portuária de S.Vicente está satisfeita com esta operação, que vai ser feita dentro da área portuária, ou seja, na Bacia do Porto Grande», avança Jorge Pimenta Maurício, director do Porto Grande do Mindelo.

A Guarda Costeira cabo-verdiana já se encontra no terreno a trabalhar para, segundo o seu comandante, tenente-coronel António Duarte Monteiro, garantir o sucesso da operação. A Esquadrilha Naval, com sede no Porto Grande, vai seguir todos os procedimentos em termos da segurança marítimo-portuária recomendados no quadro do código ISPS.

O Aeroporto Internacional de S.Pedro vai também ganhar com a chegada de Leidverksson. A operadora holandesa Transavia confirma a chegada a S.Vicente às 7H30 desta quarta, dia 21, de um Boeing 737-800, que transporta equipamentos e gente ligada à plataforma. Conforme o director local da ASA, Nuno Santos, esta operação aérea visa trocar e abastecer a tribulação da plataforma. O aparelho deve regressar às 17 horas do mesmo dia à cidade do Amesterdão.

Paralelamente a essas movimentações portuárias e aeroportuárias, a vinda da plataforma vai ainda beneficiar os homens do negócio da ilha que devem prestar serviços à tripulação da estrutura flutuante.

fonte