Moçambique

Brasileira Vale vai reabilitar linha férrea entre o Malawi e o porto de Nacala

O grupo de mineração Vale e o governo do Malawi assinaram uma concessão de três anos através do qual a empresa brasileira vai construir uma nova linha de caminho de ferro de Tete à rede ferroviária do Malawi, e a reabilitação da via desde o Malawi até a fronteira com Moçambique na Nayuchi, para tirar partido do porto de Nacala.

As obras deste contrato, no valor de mil milhões de dólares, irão proporcionar o escoamento de 18 milhões de toneladas de carvão a partir da mina de Moatize na província de Tete para o porto moçambicano de águas profundas de Nacala, onde um terminal de carvão está também a ser construído.

Falando na cerimónia de assinatura em Lilongwe no início deste mês, o ministro do Malawi dos Transportes e Infra-estrutura Pública, Sidik Mia, disse que a concessão verte uma série de benefícios para o Malawi. Entre estes, o acordo prevê especificamente ao Malawi transportar até 5,2 milhões de toneladas de carga por ano ao longo da ferrovia, um aumento significativo da atual capacidade de 1,5 milhões de toneladas.

"A Vale vai investir cerca de mil milhões no Malawi durante um período de três anos para construção e reabilitação da linha ferroviária e espera-se a empregar 4.500 trabalhadores, dos quais 70% serão malauianos", disse Mia.

fonte